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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Configurando com o Castle Creations Link USB Programming

Meu amigo Eduardo postou há algum tempo um tutorial sobre como configurar um ESC utilizando o "Castle Creations Link USB Programming". Vou tomar a liberdade e copiar o passo-a-passo (postado originalmente no rceletrico), pois é muito útil para aqueles que querem ajustar seus automodelos elétricos para determinadas situações (pista e condições normais de uso).

O tutorial é sobre o link de programação para confugurações avancadas do ESC e serve para vários modelos da Castle Creation (ex. Mamba Max, Mamba Max Pro, Mamba Monster, Sidewinder, etc.).
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Vamos lá!
Tela de Início
Essa tela mostra o tipo de ESC a ser configurado, nesse caso o ESC Mamba Max Pro
Basic
- Cutoff Voltage
O corte de tensão é definido para proteger as baterias de LIPO, esse corte existe porque nas lipos não se pode baixar a tensão para menos de 3v por célula. Se você estiver usando NiMh ou NiCd você não precisa de um corte de tensão para proteger as baterias.

Nesse campo se define se tem ou não corte de tensão

** Caso use Lipo, sempre deixe esse campo em Auto-Lipo

- Auto-Lipo Volt/Cell
Define a voltagem de corte das células das baterias Lipos

** Dica para proteger as baterias é recomendável definir esse valor para 3,4V por célula, fazendo isso, diminui bastante a tendência das baterias incharem

- Reverse Type
Without Reverse - Ré desabilitada
 

Crawler Reverse - Ré Direta, nesse caso o motor fica sem freio, a ré entra direto

** Nunca use essa configurações em pistas ou em velocidade pq pode queimar o motor e quebrar a transmissão do RC

With Reverse - Ré ativada

Motor Direction
Usado para reverter a direção do motor, util para quem esta utilizando o modo sensored, nesse modo não se pode inverter os fios sob o risco de queimar o motor

Normal - Sentido normal
Reverse - Sentido Reverso

Power-on Warning Beep
Esta configuração ativa o sinal sonoro de aviso. O sinal sonoro de advertência faz o esc apitar a cada 20 segundos se o seu ESC é deixado na posição neutra. Isto irá alertar o usuário se acidentalmente deixar a o RC ligado.

Brake Amount
Percentual de freio, quanto maior o percentual maior o poder de frenagem

Drag Brake
Freia automaticamente quando se posiciona o acelerador em neutro. Isso é muito util em pistas, uma opção interessante é o 213% muito usado em crawlers.

Power

Max Forward Power
Determina o percentual de energia a ser mandado para o motor, é um limitador de potencia

Max Reverse Power
Determina a velocidade da ré

Punch Control
Anti-Drag, é como se fosse um controle de tração, limita a potencia na arrancada.

Torque Limit
Limita o torque ou a força do motor

** Muita gente tem duvida sobre essa função, na realidade essa função tem como fidelidade limitar a quantidade de força que o motor produz sem reduzir a rotação maxima do motor, essa função pode ser muito util em situações de quebra do rc por excesso de força do motor, pode ser muito util para evitar quebras de diferenciais e cardans (DICA PARA E-REVO)

Para ativar é simples
- marque essa opção,
- clique em update
- Feche o castle link
- Retire o pinhão do motor
- Ligue o esc e o controle
- Acelere o motor no maximo por 3 segundos, o próprio esc vai dar um aviso sonoro
- Ligue novamente o esc no castle link
- Defina os valores
- Pronto !!!


Advanced
Bec Voltage
Define a voltagem que o esc vai mandar para o receptor, quanto maior a voltagem mais rapido vai ser o servo, mais cuidado acima de 6V muitos servos e coolers queimam !! Por isso cuidado

Arming Time
Define um tempo de espera com o controle em neutro para o sistema armar ou ligar

Throltle Dead Band
Ajusta uma faixa morta proximo ao neutro. Valores mais baixos de dar uma resposta gatilho mais sensível e valores mais elevados de dar uma resposta gatilho menos sensíveis. A redução do valor demasiado pode causar problemas com alguns receptores e seu ESC pode não acionar o motor. Isso ocorre porque o ESC está à procura de um sinal muito específico neutro e se o rádio não está morto na com o sinal (como quase nenhum deles é com essa resolução de alta) não aceitará o que vê como neutro, ou seja não mexa aqui ... hehehe

Start Power
Esta configuração controla o quanto de energia o ESC enviar para o motor do carro a partir do carro parado. Altos valores dependem de boas baterias

Sensorless Motor Timming
Ajusta a quantidade de timming ou avanço a ser aplicada ao motor. Valores mais elevados aumentar a produção global de RPM, porem provocam sobre aquecimento do motor

Motor Type

 
- Brushed High-Power
Use essa configuração em motores escovados de alta potencia, nessa opção o motor fica sem ré

- Brushed Reversing
Use essa configuração para motores escovados com a opção de ré.

- Smart Sense ™ Brushless
Esta configuração permitirá que o ESC usar os sensores para ligar o motor sem cooging Uma vez que o motor está funcionando, o ESC vai mudar para o modo sensorless e usar um sincronismo do motor mais eficiente sensorless. Este é o cenário ideal para a execução de seu motor com a máxima eficiência.

- Sensored Only (Sensors Required)
Nessa configuração o esc sempre efetua a leitura do sensor, nessa opção pode ser ativado o C.H.E.A.T (Castle High Energy Advanced Timing), que é o timming dinamico.

C.H.E.A.T MODE

C.H.E.A.T Timming Boost Amount
Este é exatamente o que diz, Boost. Ajusta a quantidade de Boost Timing (em graus) a ser aplicada a seu motor na faixa de RPM escolhida. Valores mais elevados aumentam o poder de impulsionar toda a gama do motor e aumenta a saída de RPM. Esta definição tem de ser ajustada com cuidado, pois é fácil de causar danos irreversíveis ao rotor / estator

C.H.E.A.T Activation Range

Ajusta o intervalo de tempo em que o timming definido será aplicado. Tipicamente entre 5,000-20,000 RPM é um bom ponto de partida para a maioria dos motores e setups.

** Colocando na pratica **
Para entender melhor o boost ou timming dinamico suponhamos que coloque 50º de avanço de timming entre a faixa de RPM 5443-20,016 RPM. Isto significa que quando o motor atinge 5.443 rpm, o ESC irá começar a adicionar o timming, uma vez que o motor atinge 20.016 RPM os 50º de timming total será aplicado.

Ou seja nesse intervalo de 14573 RPM (20016 - 5443) sera aplicado 3,3º Graus de timming a cada 1000 RPM

Quanto maior esse intervalo mais suave vai ser o avanço

EX. 5443-20,016 RPM sera aplicado 3,3º Graus de timming a cada 1000 RPM (14573RPM / 50º)
Quanto menor o intervalo mais agressivo é o avanço

EX. 5000-10000 RPM sera aplicado 10º a cada 1000 rpm
Ou seja o motor vai subir de giro muito mais rápido.

O pulo do gato é chegar a um valor que de boa velocidade final + grandes retomadas

Throttle


Define a curva de aceleração

Aqui você pode configurar para deixar a aceleração mais agressiva, suave ou linear. O mesmo principio vale para o Brake.

Fonte: Esanti (www.rceletrico.com.br)

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