Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Qual automodelo comprar? Peça ajuda aos mais experientes...

Quem está começando no automodelismo já deve ter percebido que há muitas opções, principalmente com as facilidades provocadas com o advento da internet, que coloca qualquer loja do planeta em sua residência, por meio de sites e lojas on-line especializadas.

Entretanto, escolher um automodelo direito pode ser uma tarefa difícil. Explorar as diversas alternativas é complicado e o mais recomendado é conhecer quem conhece sobre o assunto. Isso evita transtornou (leia-se tempo e dinheiro) e facilita muito a vida dos iniciantes no modelismo, para que não se frustrem com uma aquisição equivocada.

Muitas vezes a decepção é provocada pela dificuldade em se adaptar à categoria escolhida (ex. on-road ou off-road? elétrico ou combustão?) ou por dificuldades de manutenção (quando é o proprietário de um automodelo de marca desconhecida pela maioria).

Para os que estão começando, aí vai mais um conselho. O automodelismo exige muita manutenção. Você tem que saber que precisará de tempo para fazer pequenos reparos em seu automodelo e paciência para montá-lo e desmontá-lo várias vezes.

Na minha opinião, a manutenção é demorada (e muitas vezes caras!), mas faz parte desse hobby. Pense assim: do tempo que você vai gastar no hobby, 50% vai ser arrumando/consertando/ajustando e os outros 50% pilotando seu automodelo. Portanto, paciência é fundamental!

Por outro lado, mexendo em seu automodelo você vai entender seu funcionamento, o papel de cada peça, podendo repará-lo quando necessário ou evitar problemas maiores, com uma manutenção periódica. Outra vantagem é desfrutar de toda a capacidade que seu automodelo pode lhe proporcionar, seja obtendo o melhor setup ou adicionando peças de upgrade, melhorando a performance geral, o que pode ser muito gratificante.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pista off-road de Campo Grande - como chegar?

A pista off-road construida pelos automodelistas de Campo Grande fica no anel rodoviário (Av. Alexandre Herculano, quase esquina com a Rua do Turvo - Chácara das Mansões). Ela está situada em uma área próxima ao campus da Uniderp/Anhanguera unidade agrárias.
Veja no mapa:


Como chegar:
Pegue a Av. Mato Grosso, sentido Centro/Parque dos Poderes. Siga em direção ao Comando Miliar da Polícia. Na rotatória, vire à direita na Rua Rio Turvo e siga até o semáforo. Vire à esquerda na Av. Alexandre Herculano. A pista fica em um terreno à direita (atrás do antigo Bar do Toca).

Roteiro saindo do Parque das Nações Indígenas (Avenida Afonso Pena):

sábado, 8 de maio de 2010

Como soldar plug Dean?

Quem anda de automodelo elétrico sabe que o plug Dean é um dos mais utilizados. Entretanto, o plug é pequeno e difícil de ser manipulado. Desta forma é importante que se faça uma boa solda, para evitar problemas de mal contato ou até mesmo danos na bateria e no motor. Soldas mal feitas prejudicam o funcionamento e desempenho do automodelo elétrico, seja ele qual for.
Pensando nisso, o Fábio da Zero Gravity Drift RC (http://www.zerogravitydriftrc.com.br/) fez um vídeo interessante, o qual posto aqui em nosso blog, poís acredito ser de utilidade pública, principalmente para aqueles que estão começando no hobby:

Crédito pelo vídeo: Fábio de Florianópolis (Zero Gravity Drift RC)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Automodelismo elétrico x combustão

Aqui em Campo Grande uma parte considerável dos automodelistas que antes andava de combustão já aderiu a onda dos automodelos elétricos, por serem considerados mais "limpo" (não soltam óleo e nem fumaça) e pelas facilitadas proporcionadas pelas tecnologias desenvolvidas em torno dos motores e baterias. E as facilidades não param por aí. Na maioria das vezes, basta programar o ESC (dispositivo que controla e dá funções ao motor, como aceleração/freio) para ter todos os ajustes possíveis. Alguns modelos de ESC são configurados diretamente pelo rádio ou basta plugar no computador e pronto. A desvantagem fica por conta de não dar o mesmo prazer para aqueles apaixonados pelo barulho, que no combustão é presença garantida. Importante é que tanto automodelos elétricos como combustão, a diversão é sempre garantida.
Para aqueles que ainda não viram um automodelo elétrico em funcionamento, vale a pena pesquisar bastante antes, pois são inúmeras marcas e opções, cada um para determinado tipo de pista ou lugar onde vai ser utilizado. Para começar, precisa conhecer e participar do fórum brasileiro http://www.rceletrico.net/ , o maior sobre o assunto no país. Lá é possível achar classificados, além de dicas e truques dos automodelistas mais experientes.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Prestação de contas referente Abril de 2010 - ASMARC

Conforme combinado durante a Assembleia Geral da ASMARC, no dia 24 de abril, divulgo aqui a primeira prestação de contas referente a ASMARC.

Aqueles que ainda não efetuaram o pagamento da mensalidade de Abril, solicito que entre em contato o mais breve possível pelos telefones 8412-2714 ou 8155-0833.

Importante destacar que até o presente momento, 7 dos 12 automodelistas fundadores efetuaram o pagamento da mensalidade. Lembro que a mensalidade é fundamental para o registro e funcionamento da associação. Trata-se também de um compromisso assumido por todos, pois esse recurso será utilizado exclusivamente nas ações e atividades a serem realizadas pela ASMARC.
Conto com a colaboração de todos. Abraços,
Angelo Mateus Prochmann
Presidente da ASMARC

Automodelismo em MS

Automodelismo em MS
HPI RS4 voando