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terça-feira, 25 de maio de 2010

Rolamentos em motores de automodelos movidos a metanol

Quem anda com automodelos movidos a metanol (combustão) há algum tempo já deve ter aprendido alguma coisa sobre a importância da manutenção do motor. Embora os motores tenham evoluído muito em função dos materiais utilizados na fabricação das peças internas, os rolamentos existentes em seu interior eventualmente precisam ser substituídos, evitando um dano maior no conjunto camisa/pistão/biela.

A troca dos rolamentos é algo que somente os mais experientes automodelistas se arriscam a fazer, pois implica no desmonte completo do corpo do motor e em alguns casos, o uso de ferramentas específicas são necessárias. Para os iniciantes no automodelismo, é recomendado muita paciência e cuidado para realizar tal serviço. Na dúvida, procure um mecânico ou ajuda de quem sabe sobre o assunto.

Imagine o rolamento de seu automodelo como sendo a correia dentada de um veículo 1/1. Quanto maior for o seu uso (e consequentemente o desgaste), maior o risco de quebra e de danificar o motor internamente. No caso do automodelo, quando o rolamento se rompe, geralmente o motor trava. Mas antes disso, pedaços dele sobem para o interior da camisa do motor, causando riscos ou até mesmo a quebra do pistão, biela e do virabrequim. Tal fato resulta na perda da compressão e dificuldade de regulagem na carburação.

É preciso entender que os rolamentos sofrem um desgaste natural pelo uso normal do motor e também podem ser atacados pela ferrugem ou pela corrosão, em função da qualidade do combustível utilizado. Então mais uma dica: somente utilize combustível adequado e de boa qualidade, conforme as características do motor do seu automodelo. Evite combustíveis de marcas desconhecidas e nunca deixe entrar sujeiras no motor e na própria embalagem do metanol.

Outro fato que leva a substituição prematura dos rolamentos é a própria regulagem do motor. Motores levemente ricos (mais combustível) trabalham com mais lubrificação, o que auxilia no funcionamento interno, tanto do motor quanto do próprio rolamento. O controle da temperatura do motor é o mais recomendado, desde o início do amaciamento e durante toda sua vida útil.

Não importa quão bom sejam os rolamentos do seu motor, cedo ou tarde eles precisarão ser substituídos. A substituição deles é relativamente barata quando comparada à do conjunto camisa/pistão/biela.

Portanto, previna-se e cuide bem do seu motor, pois assim ele continuará lhe proporcionando muita diversão.

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