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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Temperatura de motores de automodelo

Muitos modelistas não se preocupam com a temperatura dos motores de seus autos. Já vi carros rodando a 175ºC e tudo o seu proprietário feliz. De um modo geral, os motores são feitos para trabalhar em altas temperaturas, porém, o calor excessivo acaba reduzindo sua vida útil. O que não é problema para aqueles que têm $ sobrando. Importante é destacar que um descuido pode gerar sérios prejuízos prematuros.

A temperatura é algo fundamental. Ela é estabelecida de acordo com a regulagem (ex. agulha de alta), quantidade de nitrometano e óleo do combustível e pelas condições do ambiente (calor da pista, sol, umidade do ar, etc).

Quando há um aquecimento excessivo, o motor pode morrer e fica difícil de ligá-lo novamente. O correto então seria enriquecer a mistura (ex. abrir mais a agulha de alta) e evitar que ocorra algum dano no seu querido automodelo. Também deve ser observado se alterando a marca de combustível e se a vela é quente, média ou fria.
Mas como medir a temperatura? O ideal é usar um termômetro digital, que pode ser on-board ou externo (por infra-vermelho). Geralmente o que se mede com termômetro é a vela ou o cabeçote. Pesquisando em vários fóruns chega-se a conclusão que na maioria dos casos a temperatura recomendada não deve passar dos 120ºC.

Exemplo: no DVD da Traxas que acompanha a Revo 3.3 afirmam que a temperatura ideal é até 235ºF, o que corresponde a aproximadamente 113ºC. Ok, é considerado por muitos uma temperatura baixa, porém a vida útil do motor vai ser prolongada.

Caso não disponha de um termômetro digital você pode utilizar água para medir a temperatura do cabeçote. Pingue uma gota d'água no topo do cabeçote. Caso ela evapore imediatamente, desligue o seu motor, pois ele está com uma temperatuda muito alta. Caso ela demore de 3 a 5 segundos para evaporar, então o motor está funcionando dentro da faixa considerada segura.

Um comentário:

  1. Tenho um xsara, motor 15 e a temperatura chega em torno de 120 a 130 graus, já consegui reduzir essa temperatura para 95 graus porém o carro não desenvolvia um bom desempenho. Resolvi deixa-lo com a temperatura de 120 a 130 graus , mas varia muito a temperatura ambiente, asfalto. Detalhe que essa temperatura chega com apenas 1 tanque de 100 ml!Paro , espero o motor da esfriada e tome velociadade de novo!!!! È isso ai....

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