Quem tem automodelo a combustão sabe a importância do filtro de ar. Ele é responsável por proteger o motor contra os detritos e as sujeiras (poeira, areia, pedras, grama, entre outros elementos presentes no ar). A limpeza constante do filtro garante a vida longa da camisa e do pistão do motor, bem como a perfeita regulagem do carburador. Quando o filtro está sujo, o ar entra com dificuldade e impede o correto funcionamento. Se a sujeira entrar no motor será necessário limpá-lo internamente para evitar que perca compressão.
Por isso o filtro de ar deve vistoriado constantemente. O filtro não deve ter furos ou rasgos e deve ser bem preso ao corpo do carburador, evitando assim que ele caia enquanto estiver andando com seu automodelo.
O uso de óleo no filtro de ar também é fundamental. Este óleo é a única defesa contra pedaços microscópicos de sujeira. E aí é que está um verdadeiro problema: mesmo com óleo no filtro há possibilidade de passar algo, causando danos ou desgastes excessivos no motor.
Pensando nisso os principais fabricantes de automodelos criaram os filtros duplos ou também chamados de pré-filtros (um filtro sobre o outro). Esses filtros duplos funcionam da seguinte maneira: a camada interna deve receber o óleo que funcionará como a armadilha para a micro partícula de sujeira que passar pela camada externa.
Já a camada externa impede o acúmulo excessivo de sujeira no filtro interno, facilitando a entrada de ar. Esse filtro externo (ou pré-filtro) não precisa de óleo, pois o objetivo é barrar os pedaços maiores de sujeira, enquanto que o filtro interno se responsabiliza pelo resto.
Alguns fabricantes já substituiram os filtros simples pelos duplos, como é o de alguns automodelos da Traxxas e da HPI.
Se seu automodelo usa o filtro simples (um filtro apenas), quando chegar a hora de trocá-lo dê preferência para os filtros duplos. Essa dupla camada garante maior proteção e seu motor irá respirar melhor por muito mais tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário